Sexagem de alevinos de Betta splendens

Esta é uma das dificuldades que os criadores neófitos da espécie enfrentam, quando é chegado o momento de “enjarrar” os peixes machos, isolá-los em “betteiras” exclusivas, por volta dos 3 (três) meses de vida.

Como os Bettas são bastante territorialistas, machos e fêmeas se enfrentam e correm uns atrás dos outros, o tempo todo, num aquário de crescimento. Nesta fase de idade machos e fêmeas, visualmente, aparentam ser muito semelhantes para olhos destreinados, mesmo os Bettas machos de caudas longas (nesta fase ainda não exibem esta característica).

Bettas com 3 (três) meses de vida, independentemente da genética da cor, não apresentam a pigmentação das escamas bem fixadas, e é possível sexar os peixes com relativa facilidade e segurança de acerto, apenas observando-os contra luz (de uma lanterna, por exemplo).

A parte de trás do abdome dos exemplares machos é arredondada e o abdome dos exemplares fêmeas é mais pronunciado, agregando uma área que lembra um “cone” (apontando para baixo, na direção do oviduto), atrás do abdome da fêmea, onde são acomodando os ovos. Em fêmeas de cores bem clarinhas é possível ver os ovos nitidamente.

Betta splendens macho - parte de trás do abdome arredondada.
Betta splendens macho – parte de trás do abdome arredondada.
Betta splendens fêmea - parte de trás do abdome pronunciada, agregando uma área que lembra um "cone" (apontando para baixo, na direção do oviduto), atrás do abdome da fêmea, onde são acomodando os ovos.
Betta splendens fêmea – parte de trás do abdome pronunciada, agregando uma área que lembra um “cone” (apontando para
baixo, na direção do oviduto), atrás do abdome da fêmea, onde são acomodando os ovos.

Não dá para se fiar apenas no comportamento aguerrido dos Bettas, para “enjarrar” os peixes. Por vezes fêmeas assumem postura muito agressiva e podem, desta forma, serem confundidas com exemplares machos e machos também podem adotar postura bastante passiva, submissa, se fazendo passar por fêmeas, para apanhar menos dos outros machos. Então, não se surpreenda, se encontrar um Betta macho, que passou despercebido, no meio de seu tanque de Bettas fêmeas, depois da sexagem. Isto é muito comum acontecer.

Este método de olhar o peixe contra a luz é bastante confiável. Se você errar em algumas avaliações, será em pequeno número. O uso de lentes de aumento ajudam muito na sexagem dos peixes.

O uso de lentes de aumento ajudam muito na sexagem dos peixes.
O uso de lentes de aumento ajudam muito na sexagem dos peixes.

Com o decorrer doi tempo, com a experiência acumulada, este processo de sexagem dos alevinos de Betta splendens, vai ficando cada vez mais fácil e com menor número de erros de avaliação.

Simples, não? Rs… Então prepare-se para sexar os mais de 400 alevinos de Betta splendens que estão no seu aquário de crescimento, brigando como loucos. “Enjarre” todos os machos da espécie que você puder identificar e mantenha as fêmeas num aquário/tanque coletivo, de preferência.

Deixe uma resposta