Ficha Técnica

Aspecto físico:Entre os peixes ornamentais de água doce, os Betta splendens são considerados os mais bonitos. Suas cores são vibrantes e existem mutações incontáveis onde variam, além da cor, tamanho e formato de caudas, nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais. Na forma selvagem, são bem diferentes, possuem cauda curta e cores opacas.
Tamanho Exemplar Adulto:6 à 8 cm (machos) / 4 à 6 cm (fêmeas)
Comportamento/Sociabilidade:Indivídios machos da espécie Betta splendens devem ser mantidos isolados de outros exemplares machos da mesma espécie pois são super territorialistas. Já em aquários coletivos, com outras espécies de peixes ornamentais de tamanhos compatíveis, de forma geral, se comportam de forma pacífica. É bom lembrar que cada animal tem suas peculiaridades comportamentais e, vez ou outra, este comportamento pode fugir à regra.

Indivíduos fêmeas podem ser acomodadas em aquários coletivos com outros exemplares de fêmeas da mesma espécie (uma das fêmeas de Betta splendens certamente vai assumir a posição de "fêmea alfa" - será a primeira à comer, vai ocupar o melhor espaço do aquario, por exemplo) ou com outras espécies de peixes ornamentais de tamanhos compatíveis, pois são menos territorialistas que os exemplares machos. Mas é bom reforçar, cada indivíduo tem suas peculiaridades comportamentais e, vez ou outra, este comportamento pode fugir à regra.
Posição no Aquário:Todo o Aquário
Reprodução:Ovíparo. Durante a época de reprodução os machos defendem seu território formado em torno de um "ninho-bolha", que eles próprios constroem e mantêm. As fêmeas visitam os machos que as cortejam até estas libertarem os ovos. Em seguida e após a fertilização, os machos colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do território.
Temperatura da Água:25 à 28 ºC
pH:6.8 à 7.2
Alimentação:Indivíduos domesticados aceitam muito bem as rações industrialzadas, tanto as peletizadas, como as flocadas e adoram alimentos vivos (carnívoros), tais como: Náuplios de Artemias, Daphinias, Branchonetas, Larvas diversas (pequenas), etc.