Apresentação

Betta splendensO Betta splebdens está entre as mais belas espécies de peixes ornamentais de água doce. É originária da bacia do rio Mekong, na península Malaia, no sudeste Asiático. O nome Betta teve origem numa tribo guerreira nativa do Sião, os “Ikan Bettah”, e o splendens tem sua origem no latin, splendore.

Seu habitat natural é em charcos e plantações de arroz (águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio) e sua alimentação na natureza é basicamente de mosquitos, larvas e vermes, encontrados em abundância nesses locais – os exemplares domesticados aceitam bem rações peletizadas e flocadas, mas não rejeitam alimentos vivos – gostam de caçar o que comem. Na forma selvagem possuem cauda curta e cores opacas.

Exatamente por conta do baixo nível de oxigênio existente na água de seu habitat natural, esta espécie desenvolveu órgãos chamados labirintos para respirar o ar atmosférico, que fazem o ar passe bem próximo da corrente sanguínea dele, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão – também retiram oxigênio da água, quando está disponível.

A primeira introdução desse peixe no aquarismo aconteceu em 1896, na Alemanha  e em 1910, nos EUA. Desde então, cruzamentos sucessivos buscando selecionar certas cores e formas fizeram surgir inúmeras variedades de linhagens.